Salvação

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

A salvação do homem é o sublime tema de toda a Bíblia. O objetivo de Deus foi e sempre será redimir a sua mais ilustre criatura, o homem. O homem que Deus formou era notavelmente diferente de todos e de tudo que havia sido criado. Ele possuía um espírito semelhante àqueles dos anjos e ao mesmo tempo tinha uma alma por onde tomava as decisões. O homem foi criado com liberdade perfeita e tinha a opção de escolher o que lhe melhor parecia. A Bíblia nos fala de duas árvores que havia no jardim do éden; “… bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2.9). Aqui estava a grande opção do homem; a vida eterna, comendo a árvore da vida ou a morte, comendo a árvore do bem e do mal. A árvore escolhida pelo o homem foi a do bem e do mal, ou seja, ele optou por viver independentemente do seu criador (Gn 3.6). A partir da queda do homem é dado início no mais fenomenal romance entre o grande Deus amoroso e sua criatura rebelde (Gn 3.15). Por toda história bíblica é nos mostrado o esforço do Senhor em aproximar-se da sua criatura. O derradeiro ato de salvação conclui-se na manifestação do Verbo de Deus (Jo 1:1-3), o Senhor Jesus e o seu grande gesto de amor.

A MORTE NA CRUZ DO CALVÁRIO E A SUA RESSURREIÇÃO AO TERCEIRO DIA

(Mc 15.21-32, Mc 16.9). A partir da morte e ressurreição de Cristo na cruz a porta da salvação abriu-se a todos os homens (Jo 14.6) hoje só precisamos aceitar o Senhor Jesus Cristo (Jo 1.12) como nosso salvador, pois a nossa dívida foi paga (Cl 2.14) e a nossa redenção concluída (Ef 1.7). Leiamos: – “e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo” (Lc 1.69). – “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12). – “porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.9).

SOBRE A SALVAÇÃO

Salvar significa: “Livrar do perigo” e Salvação é o ato de salvar (Boyer).

1) A salvação procede de Deus para o homem (Rm 6.23).

2) Só em Jesus Cristo há salvação, (At 4.12).

3) A salvação é obtida pela Graça ou favor imerecido da parte de Deus e não por obras humanas (Ef 2.8-9).

4) A salvação abrange o espírito, alma e corpo do homem (I Ts 5.23).

5) A salvação tem alcance eterno (Hb 5.9).

6) A salvação pode ser perdida (Jo 15.6, Cl 1.23, I Cor 15.2, Hb 2.3, Hb 3.14, Hb 10.38, I Jo 1.7).

7) A salvação é operada pela fé em Cristo (Mc 16.16).

PODEMOS TER A CERTEZA DA NOSSA SALVAÇÃO E DA VIDA ETERNA?

Embora algumas denominações cristãs ensinem que a nossa salvação só será confirmada no dia da ressurreição (esses acreditam no sono da alma), a Bíblia nos mostra o contrário e nos garante a salvação, leiamos: “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3.36). “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24). “Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (I Tm 6.12). “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I Jo 1.12) “Tomai também o capacete da salvação…” (Ef 6.17). “alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” (I Pe 1.9). Pelos textos apresentados podemos ter certeza que estando em Cristo (II Cor 5.17) a nossa salvação é garantida. Muitos servem a Deus sem essa certeza, mas quando passamos a entender a Palavra vivemos nessa convicção de que somos salvos por nosso Senhor. Aleluia!

 

 

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: