Salvação

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

A salvação do homem é o sublime tema de toda a Bíblia. O objetivo de Deus foi e sempre será redimir a sua mais ilustre criatura, o homem. O homem que Deus formou era notavelmente diferente de todos e de tudo que havia sido criado. Ele possuía um espírito semelhante àqueles dos anjos e ao mesmo tempo tinha uma alma por onde tomava as decisões. O homem foi criado com liberdade perfeita e tinha a opção de escolher o que lhe melhor parecia. A Bíblia nos fala de duas árvores que havia no jardim do éden; “… bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2.9). Aqui estava a grande opção do homem; a vida eterna, comendo a árvore da vida ou a morte, comendo a árvore do bem e do mal. A árvore escolhida pelo o homem foi a do bem e do mal, ou seja, ele optou por viver independentemente do seu criador (Gn 3.6). A partir da queda do homem é dado início no mais fenomenal romance entre o grande Deus amoroso e sua criatura rebelde (Gn 3.15). Por toda história bíblica é nos mostrado o esforço do Senhor em aproximar-se da sua criatura. O derradeiro ato de salvação conclui-se na manifestação do Verbo de Deus (Jo 1:1-3), o Senhor Jesus e o seu grande gesto de amor.

A MORTE NA CRUZ DO CALVÁRIO E A SUA RESSURREIÇÃO AO TERCEIRO DIA

(Mc 15.21-32, Mc 16.9). A partir da morte e ressurreição de Cristo na cruz a porta da salvação abriu-se a todos os homens (Jo 14.6) hoje só precisamos aceitar o Senhor Jesus Cristo (Jo 1.12) como nosso salvador, pois a nossa dívida foi paga (Cl 2.14) e a nossa redenção concluída (Ef 1.7). Leiamos: – “e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo” (Lc 1.69). – “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Jo 1.12). – “porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançarmos a salvação por nosso Senhor Jesus Cristo” (I Ts 5.9).

SOBRE A SALVAÇÃO

Salvar significa: “Livrar do perigo” e Salvação é o ato de salvar (Boyer).

1) A salvação procede de Deus para o homem (Rm 6.23).

2) Só em Jesus Cristo há salvação, (At 4.12).

3) A salvação é obtida pela Graça ou favor imerecido da parte de Deus e não por obras humanas (Ef 2.8-9).

4) A salvação abrange o espírito, alma e corpo do homem (I Ts 5.23).

5) A salvação tem alcance eterno (Hb 5.9).

6) A salvação pode ser perdida (Jo 15.6, Cl 1.23, I Cor 15.2, Hb 2.3, Hb 3.14, Hb 10.38, I Jo 1.7).

7) A salvação é operada pela fé em Cristo (Mc 16.16).

PODEMOS TER A CERTEZA DA NOSSA SALVAÇÃO E DA VIDA ETERNA?

Embora algumas denominações cristãs ensinem que a nossa salvação só será confirmada no dia da ressurreição (esses acreditam no sono da alma), a Bíblia nos mostra o contrário e nos garante a salvação, leiamos: “Quem crê no Filho tem a vida eterna” (Jo 3.36). “Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Jo 5.24). “Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas” (I Tm 6.12). “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida” (I Jo 1.12) “Tomai também o capacete da salvação…” (Ef 6.17). “alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas” (I Pe 1.9). Pelos textos apresentados podemos ter certeza que estando em Cristo (II Cor 5.17) a nossa salvação é garantida. Muitos servem a Deus sem essa certeza, mas quando passamos a entender a Palavra vivemos nessa convicção de que somos salvos por nosso Senhor. Aleluia!

 

 

  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário