Panorama Bíblico

Ao lermos a Bíblia nos deparamos com milhares de termos e expressões de época que torna o texto por vezes indecifrável, isto se deve ao fato de que a Bíblia foi escrita a dezenas de séculos atrás, em uma sociedade de hábitos peculiares, ou seja, próprios da época e dos costumes desse tempo. Entre o homem moderno e os escritos bíblicos existem diversos abismos: culturais, geográficos, sociais, tecnológicos, religiosos, econômicos, etc. Ignorar que o conhecimento dos contextos dos tempos bíblicos (a este contexto chamamos de Panorama) é uma necessidade faz com que muitas pessoas obtenham a pior interpretação possível de suas leituras bíblicas.

Veja um estudo sobre a sétima igreja de Apocalipse que é Laodiceia e para que as pessoas compreendam o conteúdo desta sétima carta tivemos que fazer um estudo dos contextos da região na época para que todos possam dessa maneira compreender ao lerem o que João escreveu, confira a importância disto, o estudo vai abaixo em cor azul:

Texto (Ap 3.14-22) : “Trinitarian Bible Society” em português.

14 E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitarteei da minha boca.

17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

18 Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e para ungires os teus olhos com colírio, para que vejas.

19 Eu repreendo e castigo a todos quanto amo; sê, pois, zeloso, e arrepende-te.

20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

21 Ao que vencer eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

A cidade:

Laodiceia era uma cidade rica da Ásia menor (atual Turquia), fundada por Antioco II em aproximadamente 250 a.C., era situada ao lado sul de uma das grandes estradas comerciais da Ásia menor, localizava-se nela o encontro de três grandes estradas comerciais, por isto tinha sua prosperidade garantida. Era também um importante centro bancário, foi ali que Cícero viajando para assumir o governo da província da Cicília em 51 a. C., sacou suas ordens de pagamento, tais bancos financiaram a reconstrução da cidade depois de um terremoto que a destruiu em 60 d. C.; nesta época, Laodiceia de tão rica que era recusou por orgulho uma verba especial votada e liberada pelo senado romano para sua reconstrução, não precisada realmente de coisa alguma. Muitas atividades e produtos faziam Laodiceia famosa, dentre elas se destacam, a lã negra e lustrosa produzida no vale do Lico da qual eram produzidos finas capas e tapetes, ela tinha também uma ótima escola de medicina, uma indústria de colírios, famosas águas mornas carregadas de sódio que vinham da vizinha Hierápolis eram impossíveis de beber sem causar vomito, e outras. Sob o imperador Diocleciano foi elevada a situação de capital da província da Frigia.

Interpretação:

14 E ao anjo da igreja que está em Laodiceia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:

FIEL – Nesta carta Jesus se autodenomina deste modo, isto serve para contrastar com a infidelidade desta igreja. Apesar daquela comunidade não ser fiel, Deus estava dizendo que Ele era.

15 Eu conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!

16 Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitarteei da minha boca.

MORNA – Morna é a condição da igreja que vive em harmonia com o mundo, assemelhasse em comportamento com as pessoas ímpias ao seu redor; professa o cristianismo, mas, na verdade é miserável na fé. Assim como suas águas eméticas eram recusadas como nojo até por viajantes sedentos, o Senhor recusava Laodiceia com o mesmo nojo, e usava a imagem destas águas para que pudessem entender.

17 Como dizes: Rico eu sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que tu és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

GANANCIOSA E ORGULHOSA – No comentário sobre a cidade, já lemos sobre seu contexto econômico e cultural. Laodiceia era uma cidade mergulhada na ganância e na comodidade, imaginava que possuía riquezas espirituais e virtudes cristãs, e isto a cegava para o entendimento da doutrina cristã que é simples. Mas como poderiam ser pobres se eram ricos, cegos se tinham o melhor colírio e nus se produziam tecidos finíssimos? Todo cristão que diz: eu não preciso de coisa alguma, engana-se gravemente, pois todos somos miseráveis sem Jesus na retaguarda, precisamos Dele em todos os sentidos. Deus é nossa fonte de fé, de graça, de sabedoria, de amor, precisamos do Seu amor, da Sua proteção, do Seu espírito, da comunhão com, os irmãos, etc. Este mesmo sentimento de auto-suficiência foi o principio da queda de satanás, e busca-la foi o principio da queda do homem. Tinham tudo e não tinham nada eram miseráveis, pobres, cegos e nus.

18 Eu te aconselho que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e para ungires os teus olhos com colírio, para que vejas.

Laodiceia tinha em abundancia cada produto citado aqui: ouro, finos tecidos e colírio, mas o que o Senhor quis dizer com “de mim compres” é que não se tratava dos produtos da cidade, pois estes eles já tinham, mas de ouro, roupas e colírio do Senhor. No versículo anterior o Senhor os chamava de pobres cegos e nus, e para estes Ele diziam eu tenho ouro para vossa pobreza, colírio para vossa cegueira, e roupas para sua nudez. Estes produtos que o Senhor oferece é de graça, são comprados com a prática da fé. Os produtos de Laodiceia não traziam a verdadeira riqueza.

19 Eu repreendo e castigo a todos quantos eu amo; sê pois zeloso, e arrependete.

Misericordioso que é o Senhor repreende seus filhos para que não os perca, e este pedido de arrependimento vem após o conselho sobre como proceder corretamente. Ele diz vou castiga-los, para que se voltem a mim, arrependam-se. Isto também denota que Deus castiga o homem com pesar. Todavia note-se que a repreensão vem antes do castigo, se não há uma resposta do homem à repreensão divina, certamente virá o castigo.

20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, eu entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.

Esta frase para mim é triste, Cristo é mal quisto, mas, Ele está sempre pronto a ser aceito novamente, o pecador que se arrepende tem livre acesso à Cristo que sempre rejeitou. O povo da rica cidade de Laodiceia sentindo-se bem materialmente e farto, não sente necessidade de Jesus e trocou-o por conforto e comodidade. Mas o Senhor esta dizendo “estou aqui a vossa disposição, se me procurarem terei prazer em vocês novamente, cearei convosco”, talvez até esta ceia refira-se à ceia das bodas do cordeiro.

21 Ao que vencer eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

Para cada igreja há uma promessa distinta; esta promessa de certo vem ao encontro do interesse deste povo, para Laodiceia o senhor promete que o vencedor (aquele que guardar seus preceitos) sentar-se-á num trono. Pensando na população rica de uma cidade, isto poderia vir ao encontro de cada um, mas este trono não era nos padrões humanos, e sim nos celestiais; o que esta sentado nele é um soberano rico mas humilde, poderoso mas amoroso, reto e justo.

Vemos neste breve estudo o Senhor usando os próprios elementos da cidade na época para falar com seus cidadãos, se lêssemos simplesmente sem conhecer nada disto o que iríamos entender? Este tipo de conhecimento é importante também para que você comece a “sentir” como um homem da época, pois pesquisar sobre aspectos físicos pode ser de certo modo fácil, mas tentar entender os sentimentos de um homem da época isto sim é muito difícil, o que lhe provocaria ódio, esperança, patriotismo, choro, angústia, alegria, quais os fatos, aromas, paisagens, cerimônias que poderiam mexer com seus sentimentos e de que modo. Não é suficiente você entender de que consistia o ofício de pastor, mas o sentimento que ele trazia consigo por ter a profissão mais desqualificada de toda uma sociedade; como se sentia um pescador que passou a noite toda deslocando um pesado barco a remo e puxando e redes pesadas e ásperas ao chegarem em casa cansado e encontrar-se com sua família? Este tipo de estudo não nos leva somente a compreendemos melhor o texto bíblico, mas também os personagens bíblicos, tal como o próprio Jesus que era um judeu e vivia em meio a esta mesma sociedade alimentando-se e vestindo o que era comum. Não conhecer este tipo de estudo foi o que instituiu em muitas igrejas pesadas tradições que tornou a vida cristã em uma masmorra, a maioria das tais igrejas apoia-se nas epístolas aos Coríntios sem saber que o apóstolo Paulo estava em meio a uma sociedade completamente mergulhada na imoralidade, onde a prostituição é uma das fontes de renda da região.

antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como até o dia da eternidade. 2 Pe 3.18Versão Almeida Revista e Atualizada

, ,

Deixe um comentário

História do Brasil

VOCÊ estudou “HISTÓRIA DO BRASIL” no colégio ?
Certo que nenhuma ESCOLA ensinou o que segue.

– HOUVE SEIS (6) CONSTITUIÇÕES FEDERAIS:
– 1891 – 1934
– 1937 – 1946
– 1967 – 1988

– HOUVE 9 MOEDAS:
– RÉIS: até 1941;
– CRUZEIRO: 1942
– CRUZEIRO NOVO: 1967
– CRUZEIRO: 1970
– CRUZADO: 1986
– CRUZADO NOVO: 1989
– CRUZEIRO: 1990
– CRUZEIRO REAL: 1993
– REAL: 1994

– SEIS (6) VEZES CONGRESSO NACIONAL FOI FECHADO:
-1891 -1930-34
-1937-46 -1966
-1968-69 -1977

– SEIS GOLPES DE
ESTADO
-1889 -1930-34
-1937-45 -1945
-1955 -1964-85

– UM (1) PLEBISCITO foi
IGNORADO
Venda de armas: 2005

Houve TREZE (13) PRESIDENTES QUE NÃO CONCLUÍRAM MANDATO:
-DEODORO DA FONSECA: 1891
-AFONSO PENNA: 1909
-RODRIGUES ALVES: 1918
-WASHINGTON LUÍS: 1930
-JÚLIO PRESTES: 1930
-GETÚLIO VARGAS: 1945 e 1954
-CARLOS LUZ: 1955
-JÂNIO QUADROS: 1961
-JOÃO GOULART: 1964
-COSTA e SILVA: 1969
-TANCREDO NEVES: 1985
-FERNANDO COLLOR: 1992
-DILMA ROUSSEFF: 2016

Houve TRINTA e UM (31) PRESIDENTES NÃO ELEITOS DIRETAMENTE (também considerando posse de interinos)
– DEODORO da FONSECA: 1889
– FLORIANO PEIXOTO: 1891
– PRUDENTE de MORAES: 1894
– CAMPOS SALES: 1898
– RODRIGUES ALVES: 1902
– AFONSO PENNA: 1906
– NILO PEÇANHA: 1909
– VENCESLAU BRÁS: 1914
-RODRIGUES ALVES: 1918
– DELFIM MOREIRA: 1918
EPITÁCIO PESSOA: 1919
-ARTHUR BERNARDES: 1922
-WASHINGTON LUIS: 1926
-JÚLIO PRESTES: 1930
-GETÚLIO VARGAS: 1930
-JOSÉ LINHARES: 1945
-CAFÉ FILHO: 1954
-CARLOS LUZ: 1955
-NEREU RAMOS: 1955
-RANIERI MAZILLI: 1961
-JOÃO GOULART: 1961
-CASTELO BRANCO: 1964
-COSTA e SILVA: 1967
-GARRASTAZU MÉDICI: 1969
-ERNESTO GEISEL: 1974
-JOÃO FIGUEIREDO: 1979
-TANCREDO NEVES: 1985
-JOSÉ SARNEY: 1985
ITAMAR FRANCO: 1992
-MICHEL TEMER: 2016

PRESIDENTES do Período da REPÚBLICA VELHA foram eleitos por FRAUDES ELEITORAIS e pelo CORONELISMO.

Houve TRINTA E CINCO (35) REVOLTAS E GUERRILHAS:

– CABANAGEM: 1835-1840
– SABINADA: 1837-1838
-BALAIADA: 1838-1841
-FARROUPILHA: 1835-1845
-GOLPE REPUBLICANO: 1889
-PRIMEIRA REVOLTA de BOA VISTA: 1892-1894
-REVOLTA da ARMADA: 1892-1894
-REVOLUÇÃO FEDERALISTA: 1893-1895
-REVOLTA de CANUDOS: 1893-1897
-REPÚBLICA de CURANI: 1895-1900
-REVOLUÇÃO ACREANA: 1898-1903
-REVOLTA da VACINA: 1904
SEGUNDA REVOLTA de BOA VISTA: 1907-1909
-REVOLTA da CHIBATA: 1910
-GUERRA do CONTESTADO: 1912-1916
-SEDIÇÃO de JUAZEIRO: 1914
-GREVES OPERÁRIAS: 1917-1919
-LEVANTE SERTANEJO: 1919-1930
-REVOLTA dos DEZOITO do FORTE: 1922
-REVOLUÇÃO LIBERTADORA: 1923
-COLUNA PRESTES: 1923-1925
-REVOLTA PAULISTA: 1924
-REVOLTA de PRINCESA: 1930
-REVOLUÇÃO de 1930: 1930
-REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALITA: 1932
-REVOLTA MINEIRA: 1935-1936
-INTENTONA COMUNISTA: 1935
-CALDEIRÃO de SANTA CRUZ do DESERTO: 1937
-REVOLTA das BARCAS: 1959
-REGIME MILITAR: 1964
-LUTA ARMADA: 1965-1972
-GUERRILHA de TRÊS PASSOS: 1965
GUERRILHA do CAPARAÓ: 1967
GUERRILHA do ARAGUAIA: 1967-1974
REVOLTA dos PERDIDOS: 1976

, , , ,

Deixe um comentário

Cursos gratuitos de T.I.

https://www.gov.br/casacivil/pt-br/assuntos/noticias-2022/outubro/escola-do-trabalhador-4-0-abre-cursos-na-area-de-tecnologia-da-informacao

, , , ,

Deixe um comentário

Monza encorrentado 26/05/2022 CG SG RS

, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Calendário 2020

Deixe um comentário

A salvação é individual

Imagem relacionadaQuem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

Marcos 16:16 Almeida Revista e Corrigida 2009 (ARC)

Caríssimos leitores estamos vivendo tempos difíceis de âmbito global. As profecias das Sagradas Escrituras estão se cumprindo aceleradamente, a apostasia já chegou em diversas igrejas, escândalos dos mais variados tipos e tantas coisas que têm banalizado o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. Porém, tudo isto é mister que aconteça para que sejam revelados os verdadeiros filhos de Deus.

Muitas almas estão se perdendo pelo mau testemunho de pseudos crentes, que não levam a sério as Sagradas Escrituras e cometem toda sorte de pecados mesmo estando dentro da Igreja. Estes sem temor fazem coisas abomináveis que, às vezes, nem incrédulos fariam.

Bom vamos ao ponto. Ainda que ocorra ou esteja ocorrendo tudo isto em nossos dias, não devemos anular o teor salvífico da Palavra de Deus para conosco pois cada um dará contas de si mesmo perante o tribunal de Cristo ->Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo. Romanos 14:10c; De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12. Vemos então que não compete a nós o ficarmos olhando os erros alheios com o pretexto de não cumprirmos em nós mesmos a Palavra de Deus. Se o que não leva a sério as Escrituras Divinas quer se perder, o problema é dele (a) eu, você temos de fazer a nossa parte e procurarmos com todo o nosso ser servirmos a Deus com integridade, honestidade, sendo o sal da terra e a luz do mundo.

“Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte.
E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa.
Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”. Mateus 5:13-16.

Entenda então que a salvação é individual e cada um tem de fazer a sua parte para herdar o Reino Celestial, confessando a Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador, batizando-se nas águas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, vivendo em novidade de vida e perseverando na fé até o fim.

Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.
Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo. Mateus 24:10-13

Deus abençoe a tua vida e lembre-se que somente em Jesus Cristo há salvação.

 

, , , ,

Deixe um comentário

Deus não se engana

Malaquias 3:6. Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.

Você pode até pensar que Deus se esqueceu das promessas que Ele fez para tua vida. Quem sabe o desânimo tem tomado conta do teu existir. Não tem mais vontade de cultuar ao Senhor. Ir a igreja para ti se tornou um peso. Já pensou em desistir, largar o ministério… Pare! Preste atenção.

O Deus fiel e justo que um dia revelou o Seu grande amor a você através de Seu filho amado Jesus Cristo permanece fiel. Ele não mudou nem mudará. Levante-se, tome coragem e busque ao Senhor Deus novamente com sinceridade e verás a glória do Eterno sobre ti. A fidelidade do Criador não muda, nós seres humanos mudamos, mas a Palavra de Deus permanece fiel.

Deixe um comentário

Igrejas com teologia conservadora têm melhores taxas de crescimento

Estudo mostra que 71% dos líderes das igrejas em crescimento leem a Bíblia diariamente

Fonte: Gospel Prime

Um estudo feito ao longo de cinco anos revelou que as igrejas que ensinam uma teologia mais “conservadora” possuem taxas de crescimento maiores. Segundo o Christian Today, o levantamento feito no Canadá entrevistou 2.225 fiéis e 29 pastores.

Com o crescimento galopante do liberalismo teológico, além da aceitação do casamento gay e aborto nas duas últimas décadas, a América do Norte experimentou um declínio no número de “cristãos praticantes”, aqueles que possuem laços com uma igreja local.

O diretor da pesquisa, David Haskell, observou que o estudo aponta como as igrejas que estão crescendo “se mantém firmes nas crenças tradicionais do cristianismo e são mais envolvidas em práticas como oração e leitura da Bíblia”.

Haskell observou ainda que a confiança sentida quando lhe é apresentado um conjunto de crenças coesas, acaba sendo atraente para não crentes.

O ensino de doutrinas centrais, consideradas verdades inalteráveis “faz com que os visitantes ganhem confiança. Essa confiança, aliada a uma mensagem edificante, reconfortante ou claramente positiva é uma combinação atraente”.

O estudo também encontrou uma correlação entre o crescimento das igrejas e as práticas dos seus pastores. Aqueles que declaram ler a Bíblia diariamente e consideram o evangelismo “importante” conseguem manter um crescimento mais sólido.

Por exemplo, 71% dos líderes das igrejas em crescimento liam a Bíblia diariamente, enquanto apenas 19% dos pastores das igrejas que perdem membros têm esse hábito.

Além disso, 100% dos pastores responsáveis pelas igrejas em ascensão dizem ser “muito importante encorajar os não cristãos a se tornarem cristãos”, em comparação com os 50% do clero das igrejas com declínio da membresia.

Outro aspecto da investigação foi como o louvor influenciava o crescimento. As congregações que optam por um estilo de adoração contemporâneo, com instrumentos musicais e cânticos, em média crescem mais que as igrejas que optam apenas por estilo “tradicional”, com órgão e um coral.

O material confronta outros estudos semelhantes publicados nos últimos anos mostrando que para as pessoas que frequentam igrejas a teologia ensinada não era ‘relevante’.

O estudo, chamado “Teologia importa: Comparando os traços de crescimento e declínio em Igrejas Protestantes”, pode ser lido na íntegra aqui, em inglês. Com informações CBN.

_________________<>_________________

Palavra do Pr. Lauro Góes: Pode-se concluir que quem leva a sério as Sagradas Escrituras e conserva o temor de Deus em seu coração é abençoado com crescimento verdadeiro e contínuo. Portanto, é melhor ser conservador, ler a Bíblia Sagrada, jejuar, orar, se consagrar ao Eterno do que ser liberal e correr o risco de ir para o inferno. É bom meditarmos nisto pois, fatos são incontestáveis.

, , ,

Deixe um comentário

AÇÃO SOCIAL IEPC EM SG RS

No dia 12 de outubro de 2018 um comboio de quatro automóveis com obreiros e obreiras da Igreja Evangélica Pentecostal Cristã de São Gabriel – RS, cito, Bairro Independência Av. 7 de Setembro 91, partiram rumo ao interior do município desta cidade com a finalidade de promoverem ação social para com as crianças dos Assentamentos Conquista do Caiboaté e União pela Terra. Muitas pessoas participaram deste evento tanto pela parte da manhã no Conq. do Caib. quanto pela tarde no Un. pela Terra. Glorificamos ao bom e eterno Deus que em Cristo Jesus nosso Senhor e Salvador levantou pessoas e empresas para nos ajudarem a promover estes eventos. Agradecimentos também aos membros da IEPC BI que ajudaram com materiais para o evento, bem como a diversas pessoas da comunidade, à L & L Produções Soluções em Informática e InfoArts, bem como a cada obreiro e obreira da IEPC que cooperou tanto no dia do evento, como os que não puderam estar presentes mas de alguma forma somaram para a realização de tal, a cada pessoa que orou para que Deus cooperasse conosco e tudo fosse da melhor forma possível para a glória do Eterno.

Pr. Lauro B. R. de Góes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Inauguração da IEPC Capela Vila Saicãn em Cacequi RS

Aconteceu hoje a festa de inauguração da Igreja Evangélica Pentecostal Cristã no 3° Distrito de Cacequi RS (Vila Saicãn). O poder de Deus se manisfestou maravilhosamente na vida dos presentes. O Pr. Luis Antônio Diogo Arriaga e a equipe de fé local estão de parabéns. Glórias ao bom Nome do Senhor Jesus Cristo.

Deixe um comentário