DISCIPULADO

O Discipulado é um ministério pessoal, ilimitado e flexível.

O ensinador de Novos Crentes precisa saber de antemão o que significa ser discípulo. Quem não é discípulo não pode fazer discípulos!

A palavra “discípulo”, mathetés, é usada 269 vezes nos Evangelhos e em Atos. Significa pessoa “ensinada” ou “treinada”, aluno, aprendiz. (Texto-base: Mt 28.19,20.)

(Mateus 28.19) – Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

(Mateus 28.20) – Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

(Grande Comissão = 1. Ato de cometer, de encarregar. 2. Encargo, incumbência. 3. Grupo de pessoas incumbidas de tratar dado assunto; comitê.)

Nos Evangelhos, Jesus define a palavra discípulo de cinco maneiras:

1) Discípulo é um crente que está envolvido com a Palavra de Deus de maneira contínua (Jo 8.31 – Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos;).

2) Discípulo é aquele que ama sacrificialmente, sem medir esforços (Jo 13.35 – Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.; 1 Jo 3.16
– Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.)
.

3) Discípulo é alguém que permanece diariamente em união frutífera com Cristo (Jo 15.8 – Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.).

4) Discípulo é aquele que assume a sua cruz e segue a Cristo (Lc 14.27 – E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.).

5) Discípulo é aquele que renuncia tudo que tem (Lc 14.33 – Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.).

Que isto coopere para o vosso crescimento espiritual!

Pr. Lauro B. R. de Góes

  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

