RESUMO DOS ASSUNTOS DOS LIVROS DA BÍBLIA NT

RESUMO DOS ASSUNTOS DOS LIVROS DA BÍBLIA NT:

MATEUS – Evangelho ou história de Jesus voltada para o povo Judeu, que esperava o seu Messias. Mostra a face de Rei dos Judeus.

MARCOS – Evangelho voltado para os romanos, mostrando a face de servo que assumiu o Senhor Jesus Cristo.

LUCAS – Evangelho voltado para os gregos, mostrando a face humana de Jesus Cristo.

JOÃO – Evangelho voltado para todos os gentios, mostrando a face divina de Jesus Cristo.

ATOS – O autor é Lucas, 63 DC. O tema é o surgimento e expansão da Igreja. Progresso do Evangelho, primeiras experiências dos discípulos. Avanços da Igreja de Jerusalém até Roma. Valorização da terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Livro das transições (do Evangelho para as Epístolas, do Judaísmo para o Cristianismo, dos judeus para os gentios, da lei para a graça, de Cristo para o Espírito Santo). O amor de Deus não se restringe a uma raça. Versículo chave: Atos 1.8. O Espírito Santo deu continuidade ao ministério de Jesus. O dia do nascimento da Igreja foi o Pentecostes (Atos 2). O Espírito Santo, através da Igreja, mexe com as estruturas da sociedade. A ação da Igreja, cheia do Espírito Santo, é transformar o mundo todo com o Evangelho de Jesus Cristo. O testemunho dos Apóstolos e a evidência do poder atuante do Espírito Santo são provas suficientes de Jesus como Senhor e Cristo.

ROMANOS O tema é a justificação pela fé e salvação gratuita. O escritor é Paulo, 54 – 57 DC. Foi a Epístola que mais influenciou a história da Igreja Cristã. Mostra nossa posição em Cristo, o comportamento adequado. Salvação efetuada em três tempos:

– passado – justificação

– presente – santificação

– futuro – glorificação

Jesus é mostrado como o segundo Adão.

Rm 5.18; 7.15; 8.01; 10.9

I CORÍNTIOS – O tema é a purificação da Igreja sobre falsos conceitos. Corinto era uma cidade grande e sua Igreja tinha vários problemas. Mostra condutas éticas. O escritor é Paulo, 56 DC. É um manual de conceitos práticos da Igreja dos nossos dias. I Cor 3.16; 11.1; 13

II CORÍNTIOS – O tema é uma autobiografia de Paulo. Ele escreve em 56 dC. Os oponentes de Paulo levantaram inúmeras acusações. Há reconciliação com aquela igreja e valorização de sua autoridade apostólica. II Cor 3.18; 4.8-9             II Cor 4.16; 5.17             II Cor 10.4

GÁLATAS – O tema é liberdade, lei e graça. O escritor é Paulo, entre 49 e 57 DC. Fala contra a religiosidade e o legalismo. Compara a lei dos judeus com a graça de Cristo. Frutos do Espírito (Gál 5.22) – diferença entre religiosidade e espiritualidade. Esta carta defende o verdadeiro Evangelho e a salvação pela graça. Gál 3.11-14

EFÉSIOS – O tema é a unidade da Igreja. O autor é provavelmente Paulo, entre 60 a 61 dC. Foi escrita na prisão. Corpo de Cristo, mundo espiritual.

Efésios 1.17-18

Santidade: Cap 4

Armadura de Deus: Cap 6

FILIPENSES – O tema é a alegria no serviço cristão. O autor é Paulo, entre 60 a 61 DC, na prisão. Mostra a alegria como grande força em momentos difíceis. Fil 3.13 -14; 4.6-8; 4.19; 4.12-13

COLOSSENSES – O tema é Jesus apresentado como cabeça. O autor é Paulo, entre 60-61 DC, na prisão. Alerta contra aqueles que tentam introduzir conceitos errados dentro da Igreja. Paulo deixa bem claro que somente em Cristo experimentamos verdadeiras mudanças naquilo que somos. Combate às heresias. Col 1.12-18; 2.8

I TESSALONICENSES – A principal mensagem é a volta do Senhor Jesus. O autor é Paulo, por volta de 51 DC.

Arrebatamento: I Tess 4.13-17

Santificação: I Tess 4.3; 5.21 a 23

II TESSALONICENSES – O tema é a volta de Cristo e a oponência do anti-Cristo. O autor é Paulo, por volta de 52 DC. O povo tinha idéias erradas sobre a volta de Jesus. II Tess 2.2-4, 6

I TIMÓTEO – É uma epístola pastoral. São conselhos doutrinários a Timóteo. O autor é Paulo, entre 62 e 65 DC. Timóteo fica em Éfeso com uma incumbência bastante pesada. Paulo escreve para encorajá-lo. É um manual de cuidados pastorais. I Tim 2.1 e 5; 4.1-3; 4.16; 6.7-10, 17

II TIMÓTEO – Última carta de Paulo. O tema é o combate de um bom ministro de Cristo. Escrita em 67 DC. É uma epístola pastoral.

1ª exortação – guarda o Evangelho (1.14)

2ª exortação – sofre pelo Evangelho (2.3)

3ª exortação – permanece no Evangelho (3.14)

4ª exortação – prega o Evangelho (4.2)

Coragem e ousadia para continuar a proclamar a Palavra.

TITO – O tema é a ênfase nas boas obras. Escrita por Paulo, em 65 DC. Também é uma epístola pastoral. Tito foi comissionado por Paulo para um trabalho de supervisão em Creta. Qualificação dos presbíteros Tito 1.5-9. Boas obras Tito 2.7, 14

FILEMOM – É a “Epístola da Cortesia”, uma correspondência particular de Paulo. Ele pede a Filemon que perdoe Onésimo, ex- escravo fugido de Filemon. Escrita em 60-61 DC. Lição humanitária (escravatura, irmãos menos privilegiados). Destrói barreiras de raça, cor, classe social,… O Evangelho de Cristo nivela todos os homens. A escravidão resistiu ao Evangelho por 18 séculos.

HEBREUS – O tema é a glória da Era Cristã em comparação com a do Antigo Testamento. A autoria é incerta, talvez Paulo, por volta de 68 a 70 DC. Jesus Cristo é apresentado como o Sumo Sacerdote, que se ofereceu a si mesmo. Novo pacto.

TIAGO – Atribuída a Tiago, irmão do Senhor, por volta de 45 a 48 DC. Padrão ético elevado. Demonstrações práticas. Mostra a diferença entre a religião verdadeira, prática da religião falsa, teórica.

I PEDRO – O tema é o sofrimento por amor a Cristo. Escrito por Pedro, cerca de 60-63 DC. Faz uma exortação à santidade, orienta submissão às autoridades e os deveres das pessoas como servos de Deus e membros da família. Paciência e humildade.

II PEDRO – O tema é a verdade de Deus e o falso ensino dos homens. Escrito por Pedro, cerca de 66-68 DC. Desmascara os falsos profetas e orienta as verdades bíblicas.

I JOÃO – Fala da realidade do pecado e o perdão somente através de Jesus Cristo (Cap. 1, vers 8, 9,10 ). Fala sobre o Anti-Cristo e todas as seitas e falsas religiões se encaixam em suas descrições. Escrito por João, de 85 a 95 DC.

II JOÃO – Previne a Igreja quanto aos falsos ensinos do evangelho. Exorta-os a permanacarem na Verdade, no Evangelho original. Várias seitas surgiram das distorções do Evangelho. Escrito por João, de 85 a 95 DC.

III JOÃO – Elogia a fiel hospitalidade de Gaio e adverte quanto ao petulante Diótrefes, mostrando a importância de se manter fiel aos ensinamentos, para que haja bom testemunho. Escrito por João, de 85 a 95 DC.

JUDAS – O tema é a batalha pela fé, adverti-los quanto às falsas doutrinas. Livro vigoroso e direto quanto aos falsos mestres. O autor é Judas, irmão de Tiago e meio-irmão de Jesus, cerca de 70-80 DC.

APOCALIPSE – O tema é o fim de todas as coisas. O autor é João, em 95 DC, na Ilha de Patmos. Neste livro é onde se tem o maior número de informações em relação ao futuro. Época em que foi escrito: Império Romano. As Sete Igrejas da Ásia podem ser consideradas sete períodos da Igreja, do início até os nosssos dias e também podem ser consideradas sete tipos de personalidade. A palavra Apocalipse é formada por duas palavras gregas. Apo = de e calypsys = revelação. Remover o véu ou revelar. Alguns comentaristas dividem o livro em quatro visões:

1ª visão – Cap 1 a 3

Aparece o Senhor Jesus ressurreto, na sua Glória.

Sete cartas às Sete Igrejas.

2ª visão – Cap 4 a 16

Descrição da “última semana” de Daniel (Dn 9)

Os selos, as trombetas e as taças.

3ª visão – Cap 17 a 21

Cristianismo falsificado sob a forma da Grande Meretriz (Falsa religião).

4ª visão – Por fim, céus e terra não serão mais entidades distintas. A influência e a obra satânica foram totalmente apagadas da existência.


  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: