Somos o sal da terra e a luz do mundo

Somos o sal da terra e a luz do mundo

Introdução:

Que você amado irmão (a) possa tirar um bom proveito deste estudo, que seja para o teu crescimento espiritual, que você entenda a seriedade e importância de teu ministério e venha frutificar somando assim na obra de Deus o nosso Senhor.

Parte 1- Somos o sal da terra

Baseado em Mateus 5.13-16

13- Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?
Para nada mais serve, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.

Nós sendo o sal da terra, o que devemos ter para não nos tornarmos sais insípidos, ou seja, sais que perdem o gosto?

O que precisamos ter para que a nossa vida espiritual tenha gosto e sabor, tenha sentido e para que seja agradável ao Senhor em todo o tempo da nossa caminhada rumo aos céus?

Temos que ter:

1º Unção

2º Sabedoria

3º Humildade

Que é a base para um bom ministério.

1º A UNÇÃO-

Mateus 9.6-8

6- Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra autoridade para perdoar pecados disse então ao paralítico: Levanta-te, toma a tua cama e vai para tua casa.

7- E, levantando-se, foi para sua casa.

8- E a multidão, vendo isso, maravilhou-se e glorificou a Deus, que dera tal poder aos homens.

Marcos 16.15-18

15- E disse Jesus: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura.

16- Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

17-E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falaram novas línguas;

18- pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.

O crente tem que ter a unção do Espírito Santo em sua vida e em seu ministério. Pois se nós orarmos sem cessar, conforme a Palavra de Deus nos diz em 1ª Tessalonicenses 5.17; nós receberemos a unção, e quando o crente recebe a unção vem o poder e automaticamente vem um brinde chamado autoridade.

Mas você deve pedir a unção para o Senhor Deus em nome Jesus Cristo e crer que você vai receber, porque se você não tiver fé Deus vai te conceder.

Nós tendo a unção do Senhor em nossa vida, a nossa oração passa a ser mais fervorosa, o nosso louvor ao Senhor tem sentido e a nossa pregação fala aos nossos corações e aos do ouvinte. Por quê?

Porque a unção do Espírito Santo de Deus começa a fluir através de nós e de nossas palavras.

Quando a unção e o poder de Jesus estão em nossa vida, nada de ruim pode nos abater, com fé no Senhor venceremos todas as lutas, porque já somos campeões em Cristo Jesus.

Se realmente a autoridade Deus está investida em nós, podemos fazer as mesmas obras, os mesmos milagres que Jesus operou, basta nós acreditarmos na Palavra de Deus e não duvidarmos em nosso coração; pois quem duvida é semelhante a onda do mar, que é levada pelo vento de um lado para o outro.

Tiago 1: 6 – Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Quando o Senhor Jesus nos diz em sua Palavra que podemos fazer tal coisa é porque realmente podemos fazer, pois Ele não mente.

Números 23: 19 – Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

A Palavra de Deus é pura, verdadeira e sincera.

Jesus é puro!

Jesus é o amigo verdadeiro!

Jesus é sincero!

O cristão que tem a unção e o poder tem autoridade sobre o diabo! Quando nós temos autoridade sobre o diabo ele pode tentar se levantar contra nós querer nos destruir, mas acaba caindo por terra ao som da nossa voz. Porque o Senhor está conosco. Aleluia!

2ª A Sabedoria

Lucas 2.40

40- E o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre Ele.

O Senhor Jesus desde a sua infância, não se preocupou em crescer somente na estatura, mas se dedicou em crescer espiritualmente, crescer em sabedoria e em graça.

Jesus sempre fez a vontade do Pai demonstrando assim o seu amor, reverência e respeito pelo Senhor Deus e por isso cresceu em espírito e sabedoria e a graça de Deus estava continuamente sobre a sua vida.

A sabedoria que estava sobre a vida do Senhor Jesus Cristo não era uma sabedoria simplesmente humana, mas sim divina. Sabedoria esta que é ilimitada que flui através do seu Pai, o qual é o nosso Pai, o nosso Deus.

Quando amamos alguém fazemos de tudo para agrada-la, não é verdade? Procuramos de todas as maneiras possíveis impressioná-la. Com Deus devemos fazer o mesmo e melhor, fazer o que o Senhor nos pede para fazer, a cada momento demonstramos o nosso amor pelo Senhor com sinceridade em nosso coração, buscando sempre sua sabedoria em nossa vida.

Como podemos adquirir a sabedoria divina?

Através das Sagradas Escrituras, nos dedicando ao Senhor em todo o tempo e não contaminando as nossas vestes espirituais com as impurezas deste mundo. Vejamos a luz da Palavra de Deus:

Tiago 1.5-7

5- E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.

6-Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

7- Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa.

Só Deus pode nos dar a Sabedoria Divina;

Se algum dia você quiser duvidar de algo que Deus te prometeu, duvide da sua própria duvida;

Portanto não duvide um só segundo do que Deus em sua infinita sabedoria tem para te dar.

Como é a sabedoria divina?

Tiago 3.17

17- Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

A pessoa sábia tem o coração puro, semeia a paz, anda com postura, não vive em escândalo, é amável, tem compaixão do seu semelhante, suas obras são boas, não tem duas palavras, não é fingida.

Como devo andar e como devo falar?

Colossenses 4: 5-6

5 – Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.

6 – A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.

A Palavra de Deus nos diz que devemos andar com sabedoria, principalmente com os de fora, ou seja, com aqueles que ainda não aceitaram a Jesus como o seu Salvador, porque através de uma palavra de sabedoria podemos remir e resgatar uma alma para o Senhor Jesus, mostrando a essa pessoa um novo caminho, uma nova saída e uma nova vida em Cristo Jesus o nosso Senhor.

Quando conhecemos alguém, ao conversarmos podemos analisar o seu temperamento através de suas palavras, gestos e atitudes; e a partir daí elaboramos um relatório mental sobre a personalidade da pessoa, tem pessoas que conseguem cativar o nosso coração desde o primeiro momento que a conhecemos, outras é com o tempo e há outras que jamais teremos afinidades devido a distancia de nossas suas palavras.
Geralmente gostamos de ouvir coisas boas, agradáveis e com sentido, quando somos bem tratados gostamos da companhia desta pessoa.

Assim acontece também conosco, quem se aproxima de nós deseja certamente ser bem tratado, mas para isso temos que ter uma palavra agradável e que seja principalmente sábia. A sabedoria é sem duvida um dom maravilhoso que Deus nos dá.

Colossenses 3: 16

16- A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao SENHOR com graça em vosso coração.

3ª A Humildade – I Pedro 5:6

6 – Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;

7- Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

A humildade é um dom muito importante e é necessário na vida de todo cristão, é necessário vivermos em humildade para com os nossos semelhantes.

Sendo nós filhos do Deus vivo, temos que nos humilhar debaixo das mãos do Senhor, entregar a Ele os nossos problemas, as nossas preocupações e Ele no seu tempo nos exaltara e nos abençoara com toda a sorte de bênçãos.

Efésios 1:3 – Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

A pessoa que é humilde é uma pessoa virtuosa, pois sendo uma pessoa humilde estará imitando o Senhor Jesus.

Mateus 11: 29 – Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

O apóstolo Paulo pediu em sua Epístola aos Coríntios que:

I Coríntios 11:1 – Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo.

Portanto a cada dia devemos deixar o eu de lado e seguirmos a Cristo de verdade, desejando que a sua perfeição esteja presente em nós de uma forma notória a todos em nossa volta, pedindo que o Senhor retire de nós toda a soberba, arrogância e orgulho.

Meditação:

Provérbios 8: 13 – O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.

Provérbios 13: 10 – Da soberba só provém à contenda, mas com os que se aconselham se acha a sabedoria.

Provérbios 16: 18 – A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.

Salmos 10: 2 – Os ímpios na sua arrogância perseguem furiosamente o pobre; sejam apanhados nas ciladas que maquinaram.

Salmos 10: 4 – Pela altivez do seu rosto o ímpio não busca a Deus; todas as suas cogitações são que não há Deus.

II Crônicas 7: 14 – E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

O Senhor promete bênçãos em sua Palavra para aqueles se humilham, oram, buscam a sua face e deixam os seus pecados para servir a Ele.

Lucas 14: 11 – Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.

Humildade é uma qualidade fundamental que não pode faltar na nossa vida, ela é uma chave que pode abrir as portas para nós.

Parte 2- Somos a luz do mundo

Mateus 5: 14 – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Que privilégio o Senhor nos tem concedido o de sermos a luz do mundo, mas também é uma grande responsabilidade da qual nem todos estão aptos e prontos para assumi-la. Ser luz significa afastar-se das trevas, deixar o pecado, praticar boas obras e produzir bons frutos na obra de Deus. Para que essa luz realmente possa brilhar em nossa vida e através de nós devemos viver, andar, falar e agir conforme a Palavra de Deus o nosso Senhor.

Temos que assumir a nossa posição de cristão, de seguidores de Cristo; a nossa maneira de falar, agir e pensar tem que ser diferente; para que o mundo veja a diferença em nós. As demais pessoas deste mundo podem falar e fazer o que quiser, pois são deste mundo, mas nós não somos deste mundo.

Filipenses 3: 20 – Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

Devemos a cada momento lembrar o que somos aqui neste mundo e nos deter na Palavra de Deus, pois é nela que encontramos alimento para a nossa alma e energia para nos mantermos em pé diante do Senhor.

Já fomos deste mundo, mas agora somos de Jesus, temos a obrigação e o dever de passar isso aos demais, para que sintam vontade de viver uma vida abençoada como a nossa.

Você foi chamado para ser luz,

Não tente esconder esta luz,

Porque não tem como esconder.

Mateus 5: 15 – Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.

Deixe essa luz brilhar e incendiar este mundo com amor de Jesus, que flui através de você.

Mateus 5: 16 – Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.

Seja você uma benção e a onde quer que vá resplandeça esta luz em nome do nosso amado salvador JESUS CRISTO.

Para sua meditação:

III João 1: 4 – Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

II Timóteo 2: 15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que
não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Colossenses 4: 17b –  Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

Apocalipse 2: 10e – Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Deus abençoe a sua vida em nome de Jesus!

II Coríntios 13: 13 – A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.

Missionária Letícia Rodrigues de Mello de Góes


  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: